REUMATOUSP

facebook

Home

Pesquisa

Matriz Extracelular

Matriz Extracelular

O Laboratório de Matriz Extracelular (MEC) tem como linha de trabalho o estudo bioquímico, molecular, estrutural e imunológico da MEC em doenças reumáticas e outras que acometem o tecido conjuntivo. Nesta perspectiva, o MEC utiliza modelos experimentais de osteoartrite induzida por meniscectomia parcial em coelhos e ratos e na esclerodermia induzida pela imunização de coelhos saudáveis com colágeno tipo V. 

Modelos experimentais são muito utilizados como ferramenta de estudo para obtenção de resultados que possam ser aplicáveis na prática clínica. Neste sentido, no modelo experimental de esclerodermia como terapêutica, atualmente são abordados aspectos moleculares e estruturais do colágeno V nas fibroses cutânea e pulmonar, na patogênese destes modelos e no estudo da indução da tolerância nasal/oral com colágeno tipo V. 

Com relação ao modelo experimental de osteoartrite aborda-se: a patogênese deste modelo, células-tronco mesenquimais e de medula óssea e suas perspectivas terapêuticas, tratamento com drogas condroprotetoras e o estabelecimento do plasma rico em plaquetas no tratamento da osteoartrite experimental. 

Esse laboratório pesquisa também a fisiopatologia da articulação em ratos diabéticos. Outra linha de pesquisa que é desenvolvida refere-se à fibrilogênese do colágeno V em doenças reumáticas e sua repercussão nos processos inflamatórios e de cicatrização. Neste aspecto desenvolvemos projetos em conjunto com diferentes especialidades médicas como a Patologia, Pneumologia, Endocrinologia, Emergências Clínicas, Plástica, Cirurgia, Neurologia, Nefrologia, Urologia, Ortopedia, entre outras, com o objetivo de estudar as proteínas da Matriz Extracelular em tecidos conjuntivos.

Responsável:

Dra. Walcy R. Teodoro

Colaborador:

Dr. Ricardo Fuller

VOLTAR

Produzido por: Atomica Studio