REUMATOUSP

facebook

Home

Para Pacientes

Sobre as doenças

Espondiloartrites

Espondiloartrites


Dra. Claudia Goldenstein Schainberg  

As espondiloartropatias englobam doenças reumáticas inflamatórias que afetam primariamente a coluna e as articulações do esqueleto axial como as sacroilíacas, além das articulações periféricas, sobretudo dos membros inferiores. Apresentam manifestações clínicas e laboratoriais comuns como envolvimento das ênteses (local de inserção de ligamentos e tendões nos ossos), dos dedos (dactilite), dos membros inferiores, a inflamação dos olhos (conjuntivite ou uveíte), lesões em mucosas (aftas na boca) além de uma forte incidência familiar.

Algumas vezes podem ocorrer lesões na válvula aórtica do coração ou afetar intestino e pele. Dor na região dos pés, especialmente nas plantas ou nos calcâneos, associada à inflamação do tendão (tendinite) de Achilles é muito comum.

Exames laboratoriais inflamatórios podem se alterar, mas diferente da artrite reumatóide, as espondiloartropatias são caracterizadas pela ausência do fator reumatóide no soro dos pacientes. A avaliação radiológica mostra envolvimento da coluna e da articulação afetada.

Fazem parte deste grupo de patologias, a Espondilite Anquilosante que leva à rigidez da coluna, a Artrite Psoriática associada à psoríase da pele (lesões de pele descamativas e vermelhas), as Artrites Reativas que ocorrem após infecções do intestino ou genitourinárias, a Artrite associada à Doença Inflamatória Intestinal como Retocolite Ulcerativa ou Doença de Cröhn e as Espondiloartropatias Indiferenciadas.

Estas doenças são tratadas com o uso de antiinflamatórios, drogas específicas de ação lenta e modificadoras da doença, imunossupressores e agentes biológicos, além de medidas fisioterápicas específicas.  

VOLTAR

Produzido por: Atomica Studio