REUMATOUSP

facebook

Home

Para Pacientes

Sobre as doenças

Artrites infecciosas

Artrites infecciosas


Prof. Dr. Natalino Hajime Yoshinari 

 A Reumatologia é uma extensa ciência que estuda diferentes transtornos que acometem o aparelho locomotor. Entre estas condições clínicas encontramos as enfermidades causadas por microorganismos, que podem tem como origem vírus (hepatite, rubéola, parvovirus), bactérias inespecíficas (Gram positivos, Gram negativos, gonococos, sífilis), bactérias específicas (tuberculose), fungos (paracoccidioides, criptococose, monilíase) e mais recentemente a Doença de Lyme símile (Síndrome Infecto Reacional Lyme símile).

Algumas artrites infecciosas são extremamente graves e agressivas, como as causadas por estafilococos, exigindo pronta ação do médico, com instituição precoce de antibióticos, com risco de causar sérias seqüelas articulares. Outras são mais silenciosas, evoluindo lentamente ao longo de meses, como as causadas pela tuberculose e fungos. No caso da Doença de Lyme símile, as manifestações clínicas são múltiplas, envolvendo o sistema neurológico, cutâneo, articular e cardíaco.

Finalmente, existe um grupo de artrite conhecida como reacional. São manifestações clínicas, geralmente com presença de artrite, que surgem dias ou semanas após um quadro infeccioso agudo. O exemplo clássico é a febre reumática, enfermidade que atinge articulações, coração, pele e sistema nervoso, após surto de infecção aguda por estreptococos.  

VOLTAR

Produzido por: Atomica Studio