REUMATOUSP

facebook

Home

Ensino

Graduação

Liga de Osteoporose

Liga de Osteoporose


Responsável e Supervisora

Profa. Rosa Maria Rodrigues Pereira (Profa. Associada da Disciplina de Reumatologia - FMUSP)

Membros

A Liga de Osteoporose é formada por acadêmicos dos cursos de medicina, nutrição e fisioterapia, além de assistentes e pós-graduandos da Disciplina de Reumatologia da FMUSP.

Assistentes, Pós-Graduandos

Dra. Camille P. Figueiredo
Dr. Diogo S. Domiciano
Dra. Jaqueline Barros Lopes
Dra. Luciana Parente Costa
Dra. Sandra Passoto
Fisioterapeuta Melisa M. Madureira

Acadêmicos

2° e 4° ano da graduação dos cursos de Medicina, Fisioterapia e Nutrição

Histórico

A Liga de Osteoporose é um órgão oficial de caráter universitário e assistencial ligado ao Centro Acadêmico Oswaldo Cruz da FMUSP, sem fins lucrativos, político ou pessoal.
Foi fundada em Março de 2007 pelos Acadêmicos: Caroline Coronado Cha, Caio Augusto Lima de Araújo e Alberto Carame Helito da FMUSP em conjunto com a Profa. Rosa M R Pereira (Profa. Associada da Disciplina de Reumatologia-FMUSP), com a Dra. Camille Figueiredo Danilevicius (Ex-residente e pós-graduanda da Disciplina de Reumatologia), a Dra. Jaqueline Barros Lopes (Ex-residente e pós-graduanda da Disciplina de Reumatologia) e a Fisioterapeuta Melisa Moreira Madureira (Pós-graduanda da Disciplina de Reumatologia).

Objetivos

A Liga de Osteoporose tem como objetivos básicos:

1) Ensino:
     • Apresentação da Osteoporose e sua principal conseqüência clinica, as fraturas, como doença de significante importância clínica e saúde pública.
     • Treinamento ambulatorial informatizado, aprendizado de ananmese, propedêutica reumatológica, diagnóstico clinico, densitométrico e laboratorial da Osteoporose primária e secundária
     • Conhecimento de prevenção da Osteoporose e fatores de risco correlacionados
     • Acompanhamento ambulatorial de pacientes com diagnóstico de Osteoporose.

2) Pesquisa científica:
     • Proporcionar aos integrantes da Liga a oportunidade de desenvolver trabalhos científicos relacionados a Osteoporose, os quais serão supervisionados desde a sua elaboração até a apresentação e publicação.

3) Assistência:
     • Prestação de serviço à comunidade.

Atividades Acadêmicas

1) Atendimento ambulatorial pelos Acadêmicos todas as quartas-feiras no 5° andar do Prédio dos Ambulatórios do Hospital das Clínicas, Faculdade de Medicina de São Paulo (HC-FMUSP), das 16 às 19h. Os Acadêmicos são responsáveis pelo atendimento aos pacientes da Liga de Osteoporose sob a supervisão e auxílio dos assistentes

2) Discussão de casos clínicos de pacientes atendidos pelos Acadêmicos com os assistentes

3) Participação de todos os membros da Liga no Curso Introdução à Liga de Osteoporose que ocorre anualmente (mês Março ou Abril)

4) Participação dos membros interessados da Liga em trabalhos científicos

Cursos

Curso Introdutório à Liga de Osteoporose realizado anualmente no mês de Março ou Abril.

Admissão

  • São selecionados anualmente alunos de medicina, alunos de Fisioterapia e alunos de nutrição após o Curso de Introdução à Liga de Osteoporose da USP ou outras Universidades.
  • Novas vagas poderão ser abertas, conforme decisão dos Supervisores e coordenadores.

Escala e calendários

Será distribuído no primeiro dia da Liga

Assistentes da Liga – Dra. Camille, Dra. Jaqueline e Fisioterapeuta Melisa

Curso Introdutório à Liga de Osteoporose da esquerda para a direita – Dra. Camille, Dr. Júlio, Dra. Jaqueline, Profa. Dra. Rosa e Acadêmico de Medicina Gustavo

Histórico

● A Liga de Osteoporose foi fundada em Março de 2007, sob a responsabilidade e coordenação da Profa. Rosa Maria Rodrigues Pereira (Profa. Associada da Disciplina de Reumatologia-FMUSP), Dra. Camille Figueiredo Danilevicius (Ex-residente e estagiara da Disciplina de Reumatologia), Dra. Jaqueline Barros Lopes (Ex-residente e pós-graduanda da Disciplina de Reumatologia) e Acadêmicos Caroline Coronado Cha, Caio Augusto Lima de Araujo e Alberto Carame Helito da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e Fisioterapeuta Melissa Moreira Madureira (Pós-graduanda da Disciplina de Reumatologia).
● A Liga de Osteoporose é um órgão oficial de caráter universitário e assistencial ligado ao Centro Acadêmico Oswaldo Cruz da FMUSP, sem fins lucrativos, político ou pessoal.
● A Liga de Osteoporose é formada pelos Acadêmicos do 3º e 4º ano da graduação de Medicina da FMUSP e Acadêmicos de Fisioterapia, além de Residentes e Assistentes da Disciplina de Reumatologia da FMUSP.

Objetivos

    A Liga de Osteoporose tem como objetivos básicos:

1) Ensino:
     • Apresentação da Osteoporose como doença de significante importância clínica e saúde pública.
     • Treinamento ambulatorial informatizado, aprendizado de ananmese, diagnósticos clínicos e reumatológicos, aprendizado de propedêutica reumatológica, tratamento clínico da Osteoporose.
     • Conhecimento de prevenção da Osteoporose e fatores de risco correlacionados.
     • Acompanhamento ambulatorial de pacientes com diagnóstico de Osteoporose.

2) Pesquisa científica:
     • Proporcionar aos integrantes da Liga a oportunidade de desenvolver trabalhos científicos relacionados a Osteoporose, os quais serão supervisionados desde a sua elaboração até a apresentação e publicação como, por exemplo, em congressos médicos.

3) Assistência:
     • Prestação de serviço à comunidade.

Coordenação

  ● Responsável Coordenadora:
     Profa. Dra.Rosa Maria Rodrigues Pereira (Profa. Associada da Disciplina de Reumatologia - FMUSP) 
  ● Supervisores:
     Dra. Camille Figueiredo Danilevicius (Médica Assistente)
     Dra. Jaqueline Barros Lopes (Médica Assistente)
     Melisa M. Madureira (Fisioterapeuta)
  • Diretoria Acadêmica 2007:
    Caroline Coronado Cha - Presidente
    Caio Augusto Lima de Araujo - Vice-Presidente
    Alberto Carame Helito – Secretário Geral

Atividades Acadêmicas

  ● Atendimento ambulatorial pelos Acadêmicos. Ocorre todas as quartas-feiras no 5o andar do Prédio do Ambulatório do Hospital das Clinicas, Faculdade de Medicina de São Paulo (HC-FMUSP), entre às 17 e 19h. Os Acadêmicos são responsáveis pelo atendimento aos pacientes da Liga de Osteoporose, com a supervisão e o auxílio dos Residentes da Disciplina da Reumatologia da FMUSP;
  ● Participação de todos os membros da Liga no Curso Introdução à Liga de Osteoporose que ocorre anualmente no mês de Março;
  ● Participação dos membros interessados da Liga em trabalhos científicos.

Cursos

  ● Curso Introdutório à Liga de Osteoporose realizado anualmente (mês de Março).

Admissão

  ● São selecionados anualmente 4 alunos (3º e 4º ano de medicina da FMUSP) e 2 alunos da Graduação de Fisioterapia na prova de seleção, realizado após o Curso de Introdução à Liga de Osteoporose, no mês de Março;
  ● Novas vagas poderão ser abertas, conforme decisão dos Supervisores. Estes novos alunos seriam escolhidos pela mesma prova de seleção.

VOLTAR

Produzido por: Atomica Studio